#3 - Entrevista a João Lucas

19:01 0 Comments A+ a-


Entrevista a João Lucas


MD : Olá João, desde já obrigado por ter aceite esta nossa entrevista, agradecer também desde já ao teu representante Nuno Correia e à sua empresa NCfoot - Gestão de Carreiras Desportivas e ao Sport Benfica e Castelo Branco por terem aceite a nossa entrevista!


J :  Obrigado eu por esta oportunidade e queria desde já agradecer ao meu empresário Nuno Correia e ao Sport Benfica e Castelo Branco pela confiança depositada em mim e claro à Mais Desporto.


MD : Vamos começar, tu começaste a dar os teus “primeiros chutos na bola” com 11 anos, no Sporting Clube de Portugal ! Qual é a sensação de, com  apenas 11 anos, estar a fazer testes para um daquelas que é um dos melhores clubes de Portugal ?


J : É um motivo de grande orgulho, todas as pessoas que já me tinham visto dar uns toques na bola na minha praceta diziam que eu tinha qualidade mas como eu era apenas um miúdo só queria jogar não importava onde mas quando fui fazer os testes senti que tinha qualquer coisa diferente que me fazia sobressair dos meus colegas e não poderia ter ficado mais orgulhoso e feliz.


MD : Com 13 anos, mudaste para o Belenenses, apesar de seres muito novo nessa altura, o que te levou a mudar de clube?


J: Na altura não houve espaço para eu puder continuar no Sporting e tive de arranjar um novo clube e apareceu a oportunidade no Belenenses que também era e é conhecido pelas suas boas escolas de formação.


MD : Tu que depois de saíres do Belenenses, por volta de 2009, assinas pelo humilde Ginásio Clube de Corroios, o que te levou a deixar o Belenenses para vir para uma modesta equipa como o Ginásio Clube de Corroios ?  


J: Tive um pouco de dificuldade em me afirmar nesse ano pois estava a jogar numa posição que não era a minha, sempre fui um jogador que gostava muito de jogar nas alas e no Belenenses estava a jogar a médio e não me sentia bem. Também para  ter mais oportunidades de jogar mais tempo e na minha posição, decidi voltar a casa, ao Corroios que na altura estava no campeonato nacional de iniciados.


MD : Dois anos mais tarde, em 2011, regressas ao Belenenses com 15 anos, onde permaneces até 2014, o que fez com que voltasses à equipa de Belém ?


J : O período que estive no Corroios foi fulcral para mim, precisava de jogar na minha posição e ganhar mais confiança e foi mesmo isso que aconteceu, fiz grandes épocas marcando vários golos e dando nas vistas. O treinador que já me havia treinado em Belém convenceu-me a voltar mas agora para jogar na minha posição que era a de extremo, e foi nesse mesmo ano que me adaptou a lateral e tem sido a minha posição até então.


MD : Em 2014 , assinas pelo Sport Lisboa e Benfica, sendo que tu começaste a tua carreira no Sporting Clube de Portugal, não te causou incômodo ?


J : Não de forma alguma, sou profissional, sei separar os clubismos dando sempre tudo pelo clube que represento.


MD : Já na presente época , assinas pelo Sport Benfica e Castelo Branco, uma equipa que milita no Campeonato de Portugal Prio, o que te levou a assinar pela equipa de Castelo Branco ?


J : Eu, conjuntamente com o meu empresário Nuno Correia analisamos as melhores propostas e decidimos que o melhor seria o Benfica de Castelo Branco pois tem um projeto ambicioso e era o clube ideal para a minha adaptação ao futebol sénior pois é uma equipa que luta à vários anos pela subida de divisão.


MD :  A tua atual equipa, o Sport Benfica e Castelo Branco, conquistou uma vaga na fase de subida, tendo a possibilidade de subir para a Liga Ledman Pro , como te sentiste ao viver este feito ?


J : Foi uma mistura de sentimentos muito fortes, tivemos um apuramento complicado que durou até á ultima jornada. Senti uma enorme felicidade pois ninguém acreditava que a nossa equipa conseguiria o apuramento mas nós acreditamos e lutamos até ao fim e fomos recompensados, e quando nos esforçamos ao máximo para atingir um objetivo quando o atingimos sabe sempre melhor.


MD : Apesar do apuramento para a fase de subida, o Sport Benfica e Castelo Branco, vive momentos difíceis nessa mesma fase, tendo disputado até ao momento cinco partidas onde obteve quatro empates e uma derrota, neste momento a tua equipa tem quatro pontos em quinze possíveis, João, o que está a falhar, faltando nove batalhas para o fim desta fase, achas que ainda é possível o apuramento ?


J : Embora eu não o goste de dizer, temos sido um pouco infelizes. Existe uma vontade enorme de todos de puder ajudar, um balneário fantástico e unido. Eu acredito que só vai custar a primeira vitória. Na 1º fase também já ninguém acreditava que seria possível e nos demonstramos o contrário. Todos acreditamos que é possível e a cada jogo que passa temos vindo a melhorar e estamos no caminho certo.


MD : Este é o teu primeiro ano como sénior, disputaste 26 jogos ( 23 para o Campeonato de Portugal Prio e 3 para a Taça de Portugal ) ou seja, disputaste todos os jogos possíveis, estás num bom momento de forma, a que se deve esse bom momento ****


J : O segredo do sucesso é sempre o trabalho. Trabalho em cada treino como se fosse o último, sempre focado. Depois vem a minha grande vontade de puder demonstrar o meu futebol, de querer ser o melhor pois acredito bastante em mim. Desde pequeno que tenho o sonho/ambição de ser jogador profissional de futebol e luto todos os dias por esse sonho.


MD : Quais são os objetivos para o que falta desta época ?
J : Tem sido uma grande época, a minha primeira de sénior e a cereja no topo do bolo seria mesmo a subida de divisão.


MD : A tua posição inicial era defesa esquerdo, mas contudo foste adaptado a extremo no Belenenses , atualmente atuas mais a defesa esquerdo, sendo tu, um dos melhores jogador do teu campeonato a jogar nessa posição, o que achas necessário para ser um bom defesa ?  


J : Sempre fui um jogador de corredores, ao início só me preocupava mesmo em atacar mas com o passar dos anos fui evoluindo principalmente a nível defensivo. Um bom defesa para mim é aquele que em primeiro lugar faz o seu papel a nível defensivo e só depois pensa em atacar, não é aquele que vai muitas vezes ao ataque, é aquele que quando vai, vai bem e causa perigo. Forte tacticamente e sempre com os apoios bem colocados como o meu treinador sempre me diz ahah!


MD :  És representado pela NCfoot - Gestão de carreiras desportivas, do empresário Nuno Correia. Tendo a NCfoot sido das empresas que mais jogadores colocou do CNS diretamente na Liga NOS na época passada (Marco Baixinho, Ruca, Costinha) consideras que isso te poderá ajudar a dar também o salto?


J : Neste momento estou focado neste final de temporada, preocupo-me apenas em dar o meu melhor e puder ajudar a equipa. O Nuno tem feito um trabalho incrível, não só comigo mas com todos os seus jogadores, dando sempre o seu apoio e ajuda em qualquer assunto e sempre sincero e frontal, tem me apoiado muito e confia em mim, por isso se surgir algo no final da época só tenho de lhe agradecer por querer sempre o melhor para mim.


MD : Vamos agora ás perguntas dos nossos leitores , e a “ Cobe Comunicações “ pergunta se tens ambições para voos mais altos, ou se pretendes ficar no Sport Benfica e Castelo Branco ?
J : Eu tenho ambições/sonhos grandes, sou sonhador mas sempre com os pés bem assentes na terra. Gostaria de jogar em outros patamares e é para isso que trabalho todos os dias, para o meu futuro ser risonho. Mas como a minha mãe costuma dizer: O futuro a Deus pertence.


MD : Paulo Martins pergunta “acreditas no potencial da equipa e na aguardada subida de divisão ?”


J : Acredito no potencial desta equipa, nunca ninguém nos pode apontar o dedo por falta de entrega ou de vontade. É uma equipa muito lutadora e com muita qualidade, trabalhamos arduamente para conseguir atingir o nosso objetivo e todos nós pensamos na subida. Daremos o nosso melhor nos jogos que faltam e esperemos que consigamos.


MD : Pedro da Fonseca pergunta, “João, que recordações daquela época fabulosa no Corroios no Nacional de Iniciados, onde foste o goleador da equipa?? Grande abraço e muito sucesso!! “


J : Desde já agradecer ao  Pedro  pela pergunta e aproveito para lhe enviar um grande abraço. Quanto à pergunta, guardo esse ano no meu coração, foi um ano muito positivo em termos futebolísticos e onde fiz grandes amizades que ainda duram até hoje. Foi um ano em que ficamos em quarto lugar atrás do Belenenses e não conseguimos o apuramento para a 2º fase mas batemos o recorde de mais pontos no Campeonato Nacional de Iniciados da história do Corroios. Foi um ano de momentos inesquecíveis que vou guardar para sempre.


MD : Para terminar, Rúben Penim pergunta, “Qual foi a pessoa que te mais marcou até hoje no teu percurso?”


J : Ao longo da minha formação existem alguns treinadores que me marcaram cada um á sua maneira, mas se tivesse de escolher alguém seria mesmo o meu empresário Nuno Correia. É o meu primeiro empresário e não podia pedir melhor, quando é preciso dar-me na cabeça dá, quando é preciso dar moral também o faz sempre nos momentos certos. Sempre me apoiou e confiou em mim, quer nos bons ou nos maus momentos. Tem ajudado imenso na minha evolução enquanto jogador e também como pessoa. Queria-lhe agradecer pela confiança desde o primeiro dia!


MD : João , desde já muito obrigado por ter aceite a entrevista , agradecer-lhe em nome da Mais Desporto, desejando-te sucesso na tua carreira !

J : Muito obrigado, foi um prazer e sucesso com a vossa página !

Diretos de Autor - Mais Desporto . Com tecnologia do Blogger.